468x60

Dicas para sua festa...

26 de out. de 2012

Entre, a festa é sua!

Abrir as portas de casa para os amigos tem o charme das recepções de antigamente, é econômico e tem tudo para virar pura diversão. Veja como organizar três tipos de recepção e como fugir de qualquer dor de cabeça




Renata Sguissardi Rosa, especial para a Gazeta do Povo





shutter stock

shutter stock /  
Decoração
Chega do mesmo

Festa em casa não tem nada de sem graça. Só cai na mesmice quem quer. Apesar de dar um pouquinho mais de trabalho, as festas caseiras permitem que a imaginação flua solta. “Você pode instalar uma charutaria, fazer um bar para as rodadas de bebidas ou colocar brinquedos radicais nas festas infantis”, conta Dado Dantas.
Para fugir daquelas decorações tradicionais de festas infantis e dos enfeites alugados, pense em soluções divertidas. “Seus convidados devem notar que você teve uma preocupação com a organização da festa, e essa organização passa por todos os detalhes”, explica Gilberto Mendes, proprietário da Perverts, empresa de cenografia e decoração. Uma ótima dica é usar velas em toda a casa. Outra ideia é empregar tons monocromáticos para as toalhas e guardanapos. “Assim os outros elementos da decoração ficam em destaque”, completa. Misture peças que já tem em casa e compre o que falta em lojas de R$ 1,99 para completar a decoração.

O jeito caseiro de festejar está de volta. Mesmo com tantas opções no mercado, para recepções de todos os tamanhos e para todos os tipos de público, cada vez mais as pessoas estão voltando a receber os amigos em casa para aniversários, jantares e, até, baladinhas. Só que nem todas as mães estão dispostas ou com tempo para passar a noite enrolando docinhos para esperar a criançada convidada. Ou os pais a soprar balões para enfeitar a casa. O barato de levar as festas de novo para casa – sejam elas superíntimas ou completando a lotação máxima do seu lar – é que o evento ganha graça, identidade, fica com a sua cara (ou a da sua família) e deixa aquela sensação de missão cumprida.


Os mesmos tempos modernos que revolucionaram o setor e levaram os eventos para espaços específicos, agora tentam resgatar fórmulas antigas e torná-las disponíveis para quem prefere receber todo mundo no aconhego da residência. Caem os padrões. Entra a criatividade. Agora tem festa para quem quer receber, mas não se preocupar com a montagem toda. Ou para quem quer fazer a comida e contratar a decoração pronta. Ou ainda para quem quer comprar um kit que contenha a decoração quase pronta. Ouvimos festeiros profissionais – Danielle Milarski, Dado Dantas e Ricardo Filizola – para saber o que vale a pena, como envolver a família na produção e como garantir que tudo saia dentro do esperado. E aí, quer experimentar?

Serviço

D&I Produções, Av. Iguaçu, 1.274, (41) 3222-9063 , 9805-2058 e www.diproducoes.com.br.

Danielle Milarski, Rua José Izidoro Biazetto, 573, casa 32, (41) 8829-1459 e www.minhacasameumundo.blogspot.com.
Perverts, Avenida Silva Jardim, 147, (41) 3027-5757 e www.perverts.com.br.

La Cocina Eventos, Rua Voluntários da Pátria, 539, (41) 3023-8244, 9984-1606 e www.lacocinaeventos.com.br.

Festa infantil




Elas são mais divertidas e toda a família pode se envolver no processo. A graça está em decorar, preparar alguma coisa gostosa para completar o cardápio e inventar brincadeiras de que todos queiram participar. Além disso, o horário é livre e a criança pode curtir os convidados em seu próprio ambiente. “Ela pode mostrar seus brinquedos, compartilhar seu espaço”, diz a produtora de eventos Danielle Milarski. Pode até dar mais trabalho, mas fica difícil esquecer uma festa dessas.
• Faça uma lista de convidados. Isso vai determinar a estrutura necessária para acomodá-los da melhor maneira.
• Planeje a festa com antecedência, para ter tempo de encontrar itens mais baratos e usar a criatividade para decorar e servir.
• Quanto mais itens você for comprar ou alugar, mais cara fica a festa. Use a imaginação para decorar a festa.
• Festas em casa são mais informais e isso permite que você chame familiares e amigos por telefone ou e-mail.
• Defina o tema da festa, improvise uma decoração ou, se achar necessário, alugue alguns itens para o cenário. O restante pode ter a cor ou elementos ligados ao tema. Numa festa “Carros”, por exemplo, coloque os carrinhos do seu filho na mesa principal.
• Coloque peças temáticas nos cômodos que os convidados vão usar, como toalhinha de lavabo na cor do tema da festa, por exemplo.
• Verifique a necessidade de contratar copeiras e garçons para ajudar a esquentar as comidas e servir.
• Resgate as brincadeiras de antigamente, como pular elástico, escravos de Jó e tantas outras. As crianças se surpreendem ao ver que há outras possibilidades além do vídeo game.


Baladinha teen




Antes eram as festas de garagem. Hoje, o lance são as baladinhas. E, para economizar, muita gente tem preferido improvisar e levar a moçada para dentro de casa. “O preço de locação de um espaço pode chegar ao mesmo valor de produzir uma festa inteira em casa”, conta Dado Dantas, da D&I Produções. Ele diz ainda que a adequação do local às vezes pode virar benfeitoria permanente para a residência, como pintura e a compra de algum móvel. Aqui, o que vale é a informalidade, muita música e alguns tiragostos para a galera.
• Contratar um produtor pode ser uma boa. Ele geralmente terá mais visão do espaço e das adequações necessárias.
• Uma tendência é reunir dois ou três jovens para oferecerem a festa juntos. Além de estar com seus melhores amigos, os gastos são divididos.
• Atenção para o acesso aos banheiros: caso não haja banheiros suficientes, verifique a possibilidade de alugar.
• Verifique a Lei do Meio ambiente para não ter problemas com barulho fora de hora.
• Convide seus vizinhos. Além de ser gentil, certamente ninguém vai reclamar dos carros estacionados nem da música.
• Lembre-se da limpeza, que deve estar sempre impecável. Cuide para que haja sempre um “vassourinha” limpando os ambientes.

Petit comitê


Tem jeito melhor de comemorar qualquer coisa do que estar entre amigos? Se o encontro for regado a boa conversa e muita diversão, então, melhor ainda. Para tudo dar certo, é fundamental planejar o evento de acordo com o seu perfil e dos convidados. Para tornar esses eventos mais práticos, há hoje uma série serviços disponíveis, como a contratação de um personal chef até empresas que entregam a comida pronta. “Um profissional poderá cuidar de vários detalhes, principalmente com relação ao menu”, diz o chef Ricardo Filizola, do La Cocina Eventos.
• Faça a lista com o nome dos convidados e lembre-se do que cada um gosta (se bebe vinho, se é vegetariano etc.).
• Estabeleça o tipo de evento que vai fazer (aperitivos, prato principal, sobremesa) e de que forma será o serviço (americano, à francesa, à inglesa, buffet etc.).
• Certifique-se que todos ficarão bem acomodados. Se for o caso, alugue mesas e cadeiras. Lembre-se que é necessário espaço para os convidados ficarem em pé antes do jantar começar.
• Fique de olho no relógio: a recepção dos convidados dura entre 30 e 90 minutos, vá servindo bebidas e aperitivos e, em seguida, chame todos à mesa no mesmo horário.
• Cuide para que todos estejam com bebida e que nada falte. Mesmo contratando uma equipe, essa responsabilidade é sua.
• Observe as pessoas durante todo o evento e, se houver algum problema, você deve se levantar discretamente e ir ajudar.
{Por: gazetadopovo.com.br}

0 comentários:

Postar um comentário



AVISO IMPORTANTE!!!
Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo, eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.
Obrigada!!!!